escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
28 out 2020

Autonomia no trabalho: porque os gestores devem incentivá-la

ontrole ao incentivar a autonomia de seus colaboradores. Pelo contrário, ela ajuda a aumentar a produtividade e a capacidade criativa. Afinal, um funcionário que tem liberdade para tomar decisões e fazer sugestões que são levadas a sério, sente segurança em seu próprio trabalho. Assim, se empenha muito mais para honrar essa confiança.

Como incentivar os colaboradores a ter autonomia no trabalho?

Promover a autogestão dos profissionais, faz com que os mesmos desenvolvam a capacidade de administrar suas próprias atividades e rotina. Com a intervenção de gestores constante, as habilidades do colaborador podem ser reprimidas, impactando seu desenvolvimento.

As empresas devem se basear em três pilares para que a autogestão funcione:

  • ter processos bem definidos;
  • possuir métodos de trabalho;
  • compartilhar os objetivos de cada ação.

Este alicerce faz com que sua empresa possua uma equipe madura que não depende de um controle extensivo.

Fazer isso parece complicado, porém, listamos aqui 6 características que você, gestor, deve se atentar para alcançar e promover a autonomia de seus colaboradores na sua empresa. Confira!

1 – Confiança

Inspire confiança. Assim, você promove a motivação dos integrantes da equipe e influencia sua produtividade. Podem ocorrer alguns erros, mas é necessário o posicionamento do gestor como aquele que compreende falhas. Afinal, é errando que se aprende. Mostrar aos liderados que pequenas falhas são aceitáveis, aumenta a confiança na sua liderança e neles mesmos. Consequentemente, o aumento da motivação e satisfação ocorre, melhorando ainda mais o clima da empresa.

2 – Transparência

Saber os objetivos e metas da empresa e ter consciência de todas as etapas dos projetos faz com que todos caminhem em direção ao sucesso. Ferramentas que possibilitam a comunicação interna e que trazem a possibilidade de visualizar os projetos e metas alcançados a curto, médio e longo prazo são uma ótima oportunidade para o time se policiar. Dessa forma, trabalhando juntos, comemorar o sucesso do trabalho bem feito.

3 – Metas e indicadores claros

Metas e indicadores são ótimas bússolas que norteiam o caminho de uma equipe. Sabendo onde devem chegar e acompanhando seu desempenho à medida que desenvolvem suas tarefas, os colaboradores assumem uma postura de maior liberdade. Metas de fácil compreensão e tangíveis, assim como indicadores fáceis de entender e monitorar faz com que o time saiba onde deve agir e corrija possíveis falhas.

4 – Equilíbrio na relação com os funcionários

Funcionários felizes e saudáveis são mais proativos, criativos e produtivos, e tudo isso também é fruto de uma relação equilibrada entre líderes e subordinados. Valorize quem ajuda a construir e solidificar a sua marca. Inspirar a sua equipe com seu modelo de gestão, faz de você um líder admirado além de estimular ações em nome da empresa, para fazer jus à autonomia que lhes foi concedida.

5 – Capacitação

Invista em treinamentos com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da alta performance, o crescimento profissional e a tomada de decisões. Neste processo contínuo, procure trabalhar:

  • a interdependência entre os profissionais de uma equipe
  • respeito
  • lealdade
  • autocrítica
  • reconhecimento de limites e a atitude de arcar com as consequências das próprias ações, sejam elas positivas ou negativas.

6 – Comunicação

É vital incentivar o diálogo no ambiente de trabalho. Tenha um canal disponível para que todos possam receber e enviar feedbacks tanto positivos quanto negativos. Afinal, todos buscam o mesmo objetivo: crescer e consolidar a marca uma vez que os frutos deste crescimento serão sempre compartilhados.

Promover a autonomia no trabalho é essencial para desenvolver os profissionais, promover uma gestão colaborativa e reter talentos.

Gamefic: a ferramenta ideal para desenvolver essas características

Pensando nisso, a Gamefic é uma ótima ferramenta de gestão de pessoas à distância baseada na gamificação capaz de promover essa autonomia. Através de nossa plataforma intuitiva, pensada para aumentar a interação entre equipes, promover o engajamento, a produtividade e consequentemente, gerar mais resultados, você pode revolucionar o relacionamento com seus colaboradores.

Nossa plataforma possui:

Timeline

Através de posts, comentários, curtidas, compartilhamentos garantimos uma interação dinâmica e assertiva entre os colaboradores.

Notificações

Comunicação instantânea através de alertas que chegam para o jogador sobre suas recompensas, troféus, treinamentos e muito mais!

Disputas

Através do dashboard da empresa, tenha uma visão geral da disputa e do desempenho dos jogadores. Além de acompanhar a sua própria performance.

Com a utilização da plataforma e a inclusão de dados pelos usuários, o sistema colhe informações importantes sobre o seu negócio como um todo, tornando-se capaz de mapear os perfis dos usuários, a fim de auxiliar gestores em suas tomadas de decisão. Este é o nosso Machine Learning.

Através dos dados colhidos com o Machine Learning, o sistema consegue colocá-los em uso de forma inteligente através de previsões e recomendações automáticas e personalizadas, a fim de auxiliar na tomada de decisões e impulsionar seus resultados. Ótima forma de impulsionar a autonomia no trabalho, não acha? Mas não é só isso!

Qualquer ação pode receber um feedback em tempo real, como recompensas, treinamentos e muito mais! Ideal para trabalhos à distância, mantendo líderes e liderados em sintonia. Treinamentos podem ser disponibilizados para toda a equipe de maneira simples e prática. Reduzindo custos e o tempo gasto com a produção de treinamentos criados do zero, é possível garantir sua eficácia mesmo à distância.

A partir da pontuação gerada através do desempenho de cada jogador, temos um ranking disponibilizado de maneira lúdica, a fim de gerar uma competição saudável entre os colaboradores.

Para o gestor, é possível acompanhar o desenvolvimento e performance do seu time em tempo real com:

  •  Relatórios de engajamento
  •  Acompanhamento de rankings
  •  Personalização
  •  Cruzamento de métricas
  •  Gerenciamento de todo o jogo
  •  Criação de episódios e indicadores
  •  Edição dos dados da empresa
  •  Sincronia com outros jogador

Excelente forma de promover a transparência, competição saudável e confiança entre os seus liderados, não acha? Faça já o seu teste grátis e tenha um time vencedor você também!

Compartilhe


NEWSLETTER