escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
02 fev 2021

Boas práticas para reter talentos nas empresas

É comum, em anúncios de vagas, observar empresas buscando talentos. Talentos para executar isso, talentos para alavancar aquilo.

E muitas vezes elas encontram essas pessoas. Ótimo para elas, melhor ainda para o mercado. Contudo, o que é feito para reter talentos nas empresas?

O discurso deve ser bonito, mas a prática deve ser impecável. Ou seja, de nada adianta empresas garimpar o mercado em busca de suas joias raras se não souberem manter e lapidar seus achados.

Por isso, vamos falar sobre esse assunto importante e constantemente pertinente: a retenção de talentos.

Por que é preciso reter talentos nas empresas?

Muitas empresas já consideram os seus colaboradores os seus bem maiores. As que ainda não o fazem, já passou da hora.

Afinal, são pessoas que dão andamento às atividades corporativas e refletem a imagem da empresa fora dos limites dos escritórios.

Por isso, para ter pessoas satisfeitas é preciso oferecer condições favoráveis para que espelhem essa satisfação mundo afora. 

Reter talentos é realizar ações para que pessoas produtivas encontrem propósitos que as façam continuarem motivadas e focadas no trabalho. Por falar em produtividade, uma pesquisa da McKinsey & Company aponta que um talento superior pode ser até 8 vezes mais produtivo que uma pessoa com rendimento médio.

Viu só como faz diferença ter pessoas produtivas no time?

E por que é tão difícil a retenção?

Reter talentos na empresa exige um grande esforço de lideranças e RH. Manter um funcionário satisfeito vai muito além de oferecer um aumento de salário ou um combinado de benefícios.

Além do mais, o mercado está cada vez mais competitivo. Isso significa uma quantidade muito maior de empresas com boas condições de trabalho, com uma cultura organizacional forte e definida.

Neste sentido, as organizações devem ter políticas bem pensadas e investir em pessoas que estejam alinhadas com essas definições. Além de claro, ter boas práticas e incentivos e recompensas (mesmo as não financeiras) para os seus colaboradores.

Então, como reter talentos nas empresas?

Primeiramente é preciso entender o que motiva um talento a permanecer em uma empresa. Uma pesquisa interna de satisfação pode ser um primeiro passo para entender quais pontos fazem o colaborador acordar na manhã seguinte empolgado para vestir a camisa da organização por mais um dia.

Sendo assim, listamos as características mais comuns que motivam talentos (o que não exclui outras tantas possíveis):

  • Plano de carreira
  • Lideranças que inspiram
  • Segurança e confiança no trabalho
  • Reconhecimento
  • Comunicação
  • Ambiente de trabalho

Claro, existem fatores pessoais e outros tantos comuns capazes de fazer a pessoa engajar-se com a sua empresa ou desistir de vez e buscar outros rumos.

Existe um caminho para atrair e reter talentos na empresa, por ele, várias estratégias. O importante é encontrar a que se encaixa melhor no perfil da empresa e dos que ela busca em seu quadro de colaboradores.

Leitura complementar: acesse este conteúdo muito interessante do Sebrae que complementa pontos abordados neste texto.

Tudo começa na contratação

Atrair e selecionar os candidatos é tão importante quanto reter talentos nas empresas. Afinal, quando o processo começa errado, o trabalho é dobrado para ter sucesso posteriormente.

Por isso, ter um processo seletivo bem estruturado, que analise os currículos, habilidades técnicas e soft skills é o primeiro passo para encontrar o talento certo para a organização. 

O ambiente de trabalho conta muito

A gente fala bastante sobre o ambiente de trabalho e os impactos que ele causa em equipes. E vamos insistir no assunto.

Afinal, um ambiente leve, cooperativo e estimulante desperta muito mais a vontade e motivação de uma pessoa. E isso não é só em ambientes de trabalho, vale para tudo: de casa até espaços sociais.

Ambientes tediosos derrubam a produtividade do pessoal (e esses outros motivos citados neste texto também).

Dê oportunidades de crescer

Fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional é outro dos caminhos para uma empresa que busca reter talentos precisa passar.

O incentivo a participação de cursos de capacitação, treinamentos e desenvolvimento de novas habilidades desperta o sentimento de confiança no colaborador. Se sentido querido e desafiado, as chances de uma baixa diminuem consideravelmente.

Liberdade e autonomia

O perfil do trabalhador vem mudando constantemente. A pandemia do novo coronavírus e a imposição do home office contribuíram pra isso também.

Hoje, muitos já optam por um esquema híbrido ou totalmente à distância. Se o perfil da empresa permitir esse tipo de trabalho, por que não apostar em um formato em que o colaborador se sinta mais produtivo e eficiente em suas tarefas?

Seja dentro ou fora da empresa, é fundamental que a organização dê autonomia para que o colaborador exponha suas habilidades nas execuções das tarefas. Exigir maneiras fixas de realizar um trabalho pode ser muito frustrante quando se têm diversas outras formas fazê-lo.

Ofereça benefícios e recompensas

E aqui, o mais importante de tudo é não se limitar somente ao estímulo financeiro.

Existem diversas formas de recompensar as pessoas da empresa que podem dar muito mais resultados que algum dinheiro a mais na conta.

Por isso, estude o perfil do quadro de colaboradores, entenda seus gostos para traçar estratégias personalizadas e que façam sentido com cada perfil.

Além disso, use a gamificação para retenção de talentos

A gamificação é versátil a ponto de ter dentro dela, diversos motivos para reter talentos nas empresas.

A transformação da rotina de trabalho é um dos pontos fortes no processo de retenção.

Com um ambiente estimulante, as pessoas desenvolvem a competitividade saudável, melhorando o ambiente de trabalho. A ferramenta também possui recursos para treinamentos personalizados, o que ajuda a potencializar as habilidades dos colaboradores.

Não somente, a gamificação ainda é ótima para melhoria da comunicação interna, feedbacks construtivos e fortalecimento da cultura organizacional.

De quebra, ainda promove um clima dinâmico e saudável a cada dia.

Utilizando essas dicas apontadas neste texto, é muito mais provável que os colaboradores sejam atraídos a permanecer na empresa que buscar novos horizontes.

A Gamefic tem uma plataforma que pode ajudar você neste processo. Conheça. 

Compartilhe


NEWSLETTER