escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
07 abr 2021

Como a gamificação pode melhorar a comunicação entre franqueados e franqueadoras

A forma como a comunicação é tratada em um negócio pode ser determinante para o sucesso ou fracasso da operação.

E quando afunilamos o assunto para o setor de franquias, a importância de uma boa comunicação fica ainda mais evidente.

Afinal, é preciso que todos estejam em sintonia e falando a mesma língua. Só assim é possível manter o padrão de linguagem, posicionamento e atendimento ao cliente. Por isso, o diálogo é fundamental.

Então, vamos falar como a gamificação pode melhorar a comunicação em franquias neste texto.

A gamificação em franquias

A gamificação em franquias não é uma novidade, mas ainda assim, tem muito potencial para ser explorada, principalmente no desenvolvimento da comunicação.

Isso passa pela observação do perfil dos franqueados, para a criação de uma linguagem personalizada e que faça sentido para ele.

Assim, é possível desenvolver objetivos, capacitar os franqueados e treinar os colaboradores para a criação de um padrão, por exemplo.

A comunicação das franqueadoras fica facilitada com a oportunidade da realização de onboarding de novos franqueados, garantindo um primeiro contato completo com tudo o que o novo parceiro precisa saber.

O importante é que tudo esteja alinhado dentro de uma estratégia macro, para que, de fato, a gamificação possa melhorar a comunicação em franquias.

Então, como a gamificação pode melhorar a comunicação de franquias?

A própria plataforma de gamificação já traz vários benefícios. Isso, aliado aos recursos disponíveis, pode apresentar melhorias significativas e importantes para o ganho na comunicação.

Então, veja a lista destes benefícios e o que a gamificação promove para melhorar a comunicação em franquias.

Feed de notícias

Um feed bem organizado e apenas com informações necessárias e pontuais é um primeiro passo para melhorar a comunicação em franquias.

Quando a franqueadora dispõe de informações claras no feed, permite que a comunicação seja mais rápida e eficaz. Uma vez que o acesso à plataforma e há notificações sobre novos conteúdos para os franqueados.

Centralização de informações

No mesmo sentido, a comunicação centralizada também permite avanços na comunicação. Uma vez que se define um único canal de informações, há grande diminuição de ruído e mais clareza nas expectativas entre franqueadoras e franqueados.

Sendo assim, a busca por qualquer item relacionado à franquia estará concentrada em uma única ferramenta, facilitando a organização dos materiais.

Feedback

O feedback instantâneo é uma forma muito importante de melhorar a comunicação em franquias. Um diálogo sincero, baseado em métricas geradas pela plataforma de gamificação, pode melhorar a relação entre franqueadora e franqueado.

Além de que, com as expectativas alinhadas, o processo de monitoramento de desempenho se torna mais eficaz e produtivo.

Padronização de processos

Franquias como a do Outback, por exemplo, são conhecidas por padronização da linguagem, postura e atendimento ao cliente, por exemplo.

Isso é comum em outras tantas e causa grandes impactos e melhorias na comunicação entre franqueadores e franqueados. Quando se há um processo definido e todos seguem a mesma linha, é possível diagnosticar os pontos falhos com mais facilidade.

Então, a comunicação nesse processo é facilitada pela padronização e entendimento global dos processos da franquia.

Programas de incentivo

Uma forma de tornar o diálogo entre franqueadoras e franqueados mais assertivo é com campanhas de incentivo.

Neste caso, promover campanhas que incentivem a comunicação entre os franqueados e franqueadoras, que seja feito necessariamente através de um relacionamento mais próximo, pode trazer grandes ganhos e alinhamento nos processos.

Comunique melhor, tenha mais resultados

A gamificação melhora não só a comunicação em franquias, como outros fatores importantes relacionados ao ambiente de trabalho, produtividade, engajamento e motivação, por exemplo.

E começar a transformação da comunicação com os seus franqueados pode ser bem mais simples do que você imagina.

Por isso, conheça as soluções da Gamefic, faça a avaliação e teste, na prática, os benefícios.

Compartilhe


NEWSLETTER