escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
08 dez 2020

Como a tecnologia pode aumentar o engajamento dos funcionários

Pode parecer mentira, mas em algumas empresas ela ainda era barrada por ser considerada distração ou até mesmo por aquele velho esquema de “time que se ganha, não se mexe”.

Mas a tecnologia, ainda mais em tempos de home office, se mostrou uma importante aliada à produtividade e engajamento dos funcionários.

Hoje, é impossível pensar em um trabalho à distância ou até mesmo presencial sem o uso de diversas tecnologias. O que resta, é extrair o melhor que elas têm a oferecer para aumentar a motivação e a satisfação dos colaboradores.

Neste texto vamos falar mais sobre isso. Você pode ficar à vontade para enriquecer ainda mais este conteúdo nos comentários ao final do material.

O que faz o engajamento dos funcionários crescer?

Mensurar o engajamento dos funcionários não é uma tarefa simples. Não existe uma ferramenta precisa. A melhor opção é ter gestores com um olhar sensível sobre a sua equipe para tomar atitudes preventivas imediatas.

Neste sentido, a tecnologia tem grande parcela no engajamento dos funcionários.

Não só por oferecer uma dinâmica diferente para a rotina de trabalho, a tecnologia dá mais autonomia, voz ao colaborador e é entendida como uma ferramenta que possibilita o pensamento de novas soluções criativas para o negócio.

Assim, é possível perceber que o engajamento dos funcionários não está ligado somente a altos salários e benefícios. Outros fatores como plano de carreira, ambiente saudável de trabalho, comunicação não violenta, incentivo ao crescimento e inovação também fazem parte das expectativas das novas gerações de trabalhadores.

A tecnologia como fator de engajamento

No dia a dia, já estamos expostos a todo momento aos avanços tecnológicos. Dos mais simples, como escutar música, pedir comida, deslocamento com veículos, até os mais avançados, como os sistemas de casas inteligentes, por exemplo.

E toda essa tecnologia que nos envolve, nos motiva a estar sempre procurando por novidades.

No ambiente corporativo não deve ser diferente.

Donna Kimmel, vice-presidente da Citrix aponta algumas medidas que podem ser úteis para aproveitar melhor o que a tecnologia tem a oferecer ao mundo corporativo e como isso pode contribuir para o engajamento dos funcionários.

Tecnologia flexível para trabalho remoto

Atualmente, é crucial que todo tipo de negócio esteja preparado para que, em algum momento, seus colaboradores trabalhem em qualquer local. A capacidade de trabalhar remotamente sem que exista uma perda de rendimento é um motivo de engajamento e confiança entre gestores e equipes.

Poder de decisão

Uma equipe é formada por pessoas diferentes que buscam experiências diferentes. Neste caso, para manter um alto nível de engajamento dos funcionários, a empresa deve dar liberdade para que o colaborador personalize a forma como irá trabalhar, optando pelas tecnologias que o faz sentir melhor e mais produtivo.

Acesso inteligente à informação

Personalizar o acesso às plataformas e utilizar da inteligência artificial para recomendar assuntos e dicas pertinentes também mantém e aumenta o engajamento dos funcionários. Muni-los de assuntos relevantes e que os façam evoluir é uma forma de reter sua atenção e buscar novas soluções para a sua função.

Incentivo à inovação

Quando se dá o poder da escolha e voz para que o colaborador proponha soluções, o engajamento aumenta na mesma proporção que a sensação de pertencer a algo maior. Isso motiva e aumenta os resultados, com equipes mais produtivas, inspiradas, capacitadas e inovadoras.

A gamificação como ferramenta de engajamento dos funcionários

Já falamos muito sobre os benefícios da gamificação por aqui.

O engajamento dos funcionários está sempre entre os principais benefícios da ferramenta.

Jogos empresariais tendem a oferecer experiências personalizadas que façam sentido ao universo da equipe. Levar as atividades do dia a dia para ambientes gamificados aumenta a concentração e a produtividade dos liderados.

Além disso, a gamificação ainda oferece diversos benefícios para o crescimento individual, coletivo e favorece a criação e fortalecimento da cultura organizacional. Esta tecnologia é capaz de engajar times inteiros por oferecer:

  • Ambiente saudável de trabalho
  • Competição amigável
  • Treinamentos e capacitação
  • Incentivo ao crescimento
  • Feedback instantâneo
  • Oportunidade de estudos
  • Compreensão facilitada de metas e objetivos
  • Reconhecimentos por bons desempenhos
  • Recompensas
  • Conteúdo personalizável
  • Experiências diferenciadas
  • Aumento do nível de concentração
  • Facilidade no aprendizado

Por esses e outros motivos, a tecnologia da gamificação tem sido muito presente nas estratégias de engajamento de funcionários, evolução de gestão de pessoas e treinamentos corporativos.

E claro, é uma ferramenta versátil capaz de manter o desenvolvimento e produtividade mesmo no trabalho à distância. Por isso, a gamificação é cada vez mais realidade no dia a dia corporativo.

E para você conhecer mais sobre o universo gamificado, acesse a Gamefic. Faça o teste da ferramenta e sinta os benefícios que ela pode oferecer para a sua empresa.

Como é o uso da tecnologia no seu trabalho? Conta pra gente nos comentários.

Compartilhe


NEWSLETTER