escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
15 abr 2021

Como dar um feedback à distância

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios, além de se manter em casa, isolados, lavando as mãos e usando álcool em gel constantemente.

Principalmente quando falamos em trabalho remoto, as dificuldades são ainda maiores. Não só em questão estrutural, mas como de processos e algumas práticas que tiveram que ser adaptadas ao novo cenário.

Uma destas práticas que tiveram que ser adaptadas foi a do feedback.

Afinal, como fazê-lo à distância sem perder a efetividade e ainda ter os resultados esperados com esta prática durante o home office.

Por que é importante dar feedback mesmo à distância?

O feedback representa uma relação de confiança entre líderes e liderados, além de ser uma importante ferramenta de motivação e engajamento.

Mesmo que não haja a conversa presencial, algumas ferramentas permitem que o feedback se mantenha forte na cultura de uma empresa, isso contribui para a diminuição da insegurança dos colaboradores.

Por isso, este momento de diálogo é de extrema importância, afinal, causa impactos significativos no desempenho e produtividade do colaborador.

Home office é realidade e feedback a distância necessidade

As mudanças do mercado são constantes, muitas empresas já perceberam que o home office veio pra ficar e que este novo modelo de trabalho pode ser muito vantajoso.

Agora, basta também ter a consciência de que o feedback também deverá ser reestruturado para que se possa extrair os seguintes benefícios da prática remota:

  • Melhoria de produtividade
  • Comunicação otimizada
  • Alinhamento de equipes
  • Clareza de objetivos
  • Crescimento mútuo

Afinal, como dar feedback à distância?

Apesar de já completarmos mais de 1 ano de pandemia, muitas empresas estão entrando agora ou sequer pensaram em adotar o home office.

Para as que já estão adaptadas ao novo modelo, é sabido que a mudança gera questionamentos e incertezas por parte do colaborador.

Por isso, o momento do feedback deve ser muito mais que uma avaliação de desempenho pura e simplesmente.

É preciso levar em consideração todos os fatores de influência que possam impactar nos resultados das pessoas para realizar uma análise completa e realmente justa.

Então, veja alguns pontos para tornar o feedback uma prática constante e que não seja temida nem por líderes, nem por colaboradores.

Empatia

Como dissemos acima, o gestor deve entender que cada colaborador vive uma realidade durante o trabalho remoto.

É claro, também, que é extremamente necessário que haja maturidade das partes para saber que se trata de uma avaliação profissional. Contudo, é válido mensurar as palavras e a forma como as melhorias serão sugeridas.

Torne o feedback natural

Pratique com constância o feedback à distância.

Assim, o colaborador começa a se habituar com o modelo de avaliação e entende que o que está sendo feito é para gerar benefícios e desenvolvimento para ambos, ele e organização.

Assim, os diálogos se tornam mais abertos, sinceros e de confiança. 

Clareza e alinhamento de expectativas

A transparência é o que define o sucesso do feedback à distância. Quanto menos rodeios e desvios de conversa houver, melhor será.

É preciso que as expectativas e objetivos tanto da empresa, quanto do gestor, quanto do colaborador estejam alinhadas e direcionadas no mesmo sentido.

Com isso, os resultados a partir das avaliações tenderão a ser muito melhores.

Tenha a cultura do diálogo

Estar em contato constantemente com a equipe, através de reuniões, chamadas de vídeos é importante para discorrer sobre atividades importantes da organização.

É claro que isso não deve tirar a autonomia do colaborador, muito menos ocupar muito o tempo dele, afinal, isso impactaria negativamente a produtividade e qualidade de entrega.

A ponto é, conversar constantemente com as pessoas é uma forma de dar um feedback diário, rápido e que contribui para o bom andamento das atividades.

Seja presente

Por fim, um gestor presente colhe resultados melhores a cada dia.

Estar pronto para ouvir os colaboradores e dar um feedback importante na hora certa é fundamental para otimizar a relação entre liderança e liderados, principalmente durante o período de trabalho remoto.

Use a tecnologia para dar feedback à distância

Há muitas ferramentas possíveis para ajudar neste momento de trabalho remoto, principalmente na hora do feedback.

A ferramenta da Gamefic, por exemplo, permite através da sua plataforma, em uma linha do tempo, a comunicação direta e instantânea entre líderes e colaboradores. Além de gerar engajamento entre as pessoas que podem compartilhar suas experiências, comentar na dos colegas e gerar um ambiente de trabalho virtual amigável e cooperativo.

Para o feedback, há várias maneiras de avaliar: seja por questionários, atividades ou cursos, por exemplo.

Além de que, a ferramenta da Gamefic gera indicadores em tempo real sobre o desempenho, dando mais informação concreta para a avaliação e tomada de decisão do gestor.

Por isso, conheça e faça o teste da ferramenta da Gamefic agora.

Compartilhe


NEWSLETTER