escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
17 mar 2021

Como fortalecer a liderança na sua empresa

Muito se fala em motivação de equipes, mas pouco se diz sobre fortalecer e engajar a liderança.

Afinal, os gestores também são colaboradores da empresa e precisam manter a motivação para contribuir na construção de times fortalecidos e resultados superiores.

Por isso, é muito importante que dentro dos planejamentos e estratégias da empresa seja discutido como tornar as lideranças mais fortes e motivadas.

A importância de motivar a liderança

A liderança está diretamente ligada aos resultados da empresa. Este texto exemplifica bem o porquê.  

Primeiramente, o líder é aquele que inspira o restante da equipe que comanda. Logo, um bom líder tende a influenciar boas equipes, enquanto que o oposto é verdadeiro.

Ter uma liderança motivada e conectada com os propósitos da empresa, vai muito além de ter uma pessoa que comanda uma equipe de forma satisfatória. Os impactos podem ser sentidos em diversas formas dentro da empresa, por exemplo:

  • Melhoria do clima organizacional
  • Aumento de produtividade do pessoal
  • Redução de turnover
  • Retenção de talentos
  • Desenvolvimento de habilidades das equipes
  • Inovação em processos
  • Melhorias na organização e comunicação

Como fortalecer a liderança?

Assim como as equipes, a liderança também precisa ser estimulada para apresentar evoluções, inovações e manutenção dos bons resultados.

Por isso, seguir algumas práticas pode ajudar a organização a sempre ter lideranças motivadas e dispostas a evoluir junto com o seu time e a empresa.

Reconhecimento

Da mesma forma que os líderes fazem com seus times, é importante que eles sejam reconhecidos pela diretoria em bons desempenhos e resultados.

O reconhecimento é uma das métricas para entender que o trabalho segue em um caminho satisfatório e dentro das premissas e objetivos da organização. Para reconhecer, existem diversas formas. De bonificações em dinheiro, até estímulos não financeiros.

A melhor estratégia é realizar pesquisas para entender o perfil das lideranças e qual tipo de recompensa será mais valiosa para elas.

Treinamento

A liderança também deve sempre se atualizar e capacitar sobre as novidades do seu segmento de atuação. O conhecimento técnico é imprescindível para que seja executada uma boa liderança.

Neste sentido, as empresas devem manter um programa de incentivo para que os líderes possam manter o engajamento em novos estudos e aquisição de novos conhecimentos.

Desafios

Estar na liderança de uma empresa já é desafiante por si só. Contudo, os gestores precisam de outros pequenos desafios em sua jornada, para manter o engajamento necessário para executar as tarefas de sua função.

Ter planos de metas, objetivos de longo e curto prazo são maneiras de fortalecer a liderança e mantê-los focados no trabalho, no desenvolvimento do negócio.

Autonomia

Além de treinar e capacitar a liderança, é preciso dar autonomia para que ela exerça e aplique seus desenvolvimentos e conhecimentos.

Quanto mais a liderança se sente parte importante de um projeto maior da organização, mais foco, determinação e engajamento ela apresentará para alcançar os resultados.

Por isso, dar liberdade para que o profissional libere a criatividade contribui para novas soluções e inovação para a empresa.

Desenvolvimento de habilidades

Hoje, mais do que nunca, é preciso que as lideranças desenvolvam as soft skills. Habilidades como flexibilidade, inteligência emocional, comunicação eficaz ou cooperação e colaboração.

Afinal, a liderança atua como um braço da gestão de pessoas. Logo, é necessário ter habilidades distintas para lidar com as diversas situações do cotidiano e se relacionar de forma eficiente com os variados perfis de colaboradores, sem que isso afete os resultados ou relacionamento.

Fortaleça a liderança com a gamificação

A gamificação é uma ferramenta capaz de compor a estratégia de desenvolvimento de lideranças.

Através dela é possível realizar treinamentos, reconhecimentos, plano de metas e objetivos e ainda monitorar a efetividade das ações através dos indicadores gerados pela plataforma.

É possível obter excelentes resultados através de uma mecânica simples, como é a dos jogos corporativos.

Conheça as soluções da Gamefic para desenvolver a liderança do seu negócio.

Compartilhe


NEWSLETTER