escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
08 fev 2021

Comunicação centralizada: porque é essencial no trabalho remoto?

“Vocês estão me ouvindo agora?”

“Mas no email dizia outra coisa.”

“Desculpa, a conexão caiu aqui novamente.”

“Eu vi no grupo do whats que a gestora pediu tudo diferente do que tá aqui.”

Frases como essas se tornaram comuns em tempos de trabalho remoto. Afinal, um dos grandes desafios das empresas foi o de estruturar e manter uma boa comunicação entre as pessoas. Principalmente entre gestores e equipes.

Uma das saídas encontradas foi a comunicação centralizada. Organizar tudo o que precisa ser dito em uma ferramenta só é importante para evitar o famoso telefone sem fio.

Com tudo documentado em um só lugar, as pesquisas ficam facilitadas e os ruídos diminuem, assim como os erros.

A comunicação no trabalho remoto

A referência é velha, mas atual. Afinal, como dizia Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. E muitas empresas tiveram que estruturar as pressas a comunicação para evitar tropeços.

Aliás, o crescimento das plataformas digitais desde o início da pandemia é gigante. Aplicativos de chamadas de vídeo, mensagens instantâneas e organização de fluxo de trabalho ganharam espaço na rotina dos trabalhadores e foram fundamentais para que empresas se mantivessem minimamente organizadas.

A comunicação é ainda mais importante em tempos de trabalho remoto, até porque os colaboradores podem ficar perdidos em meio a transição do formato de trabalho.

Além do mais, a comunicação é uma forma de abraçar as pessoas que estão isoladas, despertando o sentimento de pertencer, além de gerar motivação e relacionamento, itens fundamentais para os dias de hoje.

Como aplicar a comunicação centralizada?

O uso de um grande número de ferramentas para organização da comunicação da empresa faz com que assuntos importantes se misturem e acabem perdendo o foco, gerando ruídos que podem ocasionar resultados abaixo do esperado.

Por isso, a empresa, primeiramente deve entender o perfil de comunicação utilizado pelos seus colaboradores. A frequência com que precisam se reunir ou comunicar decisões importantes.

Tudo isso influencia na decisão de qual plataforma escolher para tornar a comunicação centralizada.

O importante é que, assim que definida a ferramenta, seja criado uma estrutura para comunicação, algumas indicações de como usar a plataforma. Isso ajuda a criar uma hierarquia de informação, o que facilita em buscas futuras sobre algum assunto e o que cada pessoa comentou sobre o pesquisado.

Além do mais, com essa organização, os colaboradores terão informações mais claras, perdendo menos tempo atrás do que precisam, conseguindo ser mais produtivos durante o dia de trabalho.

Em resumo, os principais passos são estes:

  • Estudar a ferramenta que faz sentido dentro do perfil de comunicação da empresa.
  • Criar sugestões de boas práticas para manter a organização da comunicação.
  • Utilizar a ferramenta para suporte, relacionamento e motivação aos colaboradores.
  • Respeitar os horários de trabalho, evitando conversas em momentos inoportunos.
  • Mensurar a eficácia da ferramenta constantemente.

Ferramentas para uma comunicação centralizada

Que fique claro: estamos falando de comunicação centralizada e não centralizadora. Afinal, a voz de cada colaborador é importante, principalmente nos novos modelos de trabalho.

Por isso, listamos algumas ferramentas que podem ajudar a centralizar a comunicação e aumentar os resultados da empresa.

Microsoft Teams

O Teams tem sido muito utilizado por empresas para a comunicação centralizada. A ferramenta permite conversas através de chats ou ligações por voz e vídeo.

Além de poder montar grupos de equipes de trabalhos e compartilhar arquivos, imagens e links.

E claro, fugir dos famosos e temidos grupos de WhatsApp, que acabam misturando assuntos profissionais com pessoais.

Ferramentas do Google

O Google oferece muitos serviços integrados para centralizar a comunicação. 

Tanto para serviços para reuniões, como o Hangouts, quanto para sistemas de armazenamentos como o Google Drive, as funcionalidades são bem avaliadas para ter uma comunicação sem ruídos, simples e centralizada.

Gamefic

A plataforma da Gamefic também faz parte das soluções para empresas que buscam a comunicação centralizada no trabalho remoto.

O feed da ferramenta é um canal direto de comunicação da empresa e dos gestores. As principais informações, tarefas e memorandos ficam dispostas em uma tela organizada e que permite a interação entre as pessoas.

Desta forma, é possível dividir a comunicação por temas ou departamentos, por exemplo.

Além de, claro, ter todos os demais benefícios que a gamificação pode oferecer juntamente da comunicação centralizada. Você pode conhecer mais sobre esses benefícios aqui.

A comunicação organizacional deve se adaptar e continuar eficaz para que os resultados da empresa se mantenham positivos.

A comunicação interna, entre equipes, líderes, RH deve ser integrada e bem estruturada.

Desta forma é possível evitar falhas de comunicação e otimizar ainda mais o trabalho remoto.

Conheça como a Gamefic pode ajudar empresas a otimizar a comunicação centralizada através da avaliação gratuita.  

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