escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
12 abr 2021

Educação corporativa: conheça as suas vantagens

O mercado passa por constantes instabilidades e incertezas. E a educação corporativa veio no sentido de driblar algumas dessas dificuldades.

Afinal, é preciso manter equipes motivadas e engajadas constantemente para que permaneçam produtivas. Os treinamentos, neste sentido, é um suporte para as organizações. Com colaboradores capacitados, ela mantém a base de pessoas, diminui o turnover e contribui para o crescimento de um clima organizacional saudável e produtivo.

Além do mais, profissionais treinados executam atividades com mais facilidade em menor tempo, o que aumenta a lucratividade da empresa.

A educação corporativa é um esforço de inovação e uma forma de reconhecer o colaborador, dando a oportunidade de crescimento dentro da empresa.

E é sobre as vantagens da educação corporativa que nós vamos falar agora.

O que é educação corporativa?

A educação corporativa está atrelada às boas práticas de gestão de pessoas. Seu objetivo é, principalmente, promover processos de aprendizagem e desenvolvimento de colaboradores, com crescimento mútuo da organização.

A educação corporativa, contudo, não é só uma forma de treinar pessoas aleatoriamente. Sua aplicação deve estar atrelada a uma estratégia para que o crescimento seja alinhado e organizado.

Muitas empresas já adotaram a educação corporativa e hoje colhe os frutos desta inovação. Outras, inclusive, foram além e hoje possuem suas próprias universidades corporativas. Um sinal de compromisso com o desenvolvimento das pessoas e da organização.

Como se aplica a educação corporativa?

O consumo da educação corporativa pode se dar de diversas maneiras.

Hoje, existem muitas formas de transmitir conteúdo de maneira direta, personalizável e que faça sentido para o público que precisa acompanhar o material.

Contudo, as mais comuns são:

  • Palestras
  • Cursos
  • Webinars
  • Reuniões
  • Vídeos

O importante é entender o perfil de quem irá consumir o conteúdo para que seja feito em um formato que o aluno extraia o melhor das informações.

As vantagens da educação corporativa

Uma das principais vantagens da educação corporativa é sempre ter retorno sobre o investimento feito sobre o colaborador.

Isso acaba se tornando uma vantagem competitiva e um grande diferencial, principalmente em relação aos concorrentes que não aderem às mesmas práticas.

A verdade é que são várias vantagens para empresas que inovam e investem em desenvolvimento dos colaboradores. Veja algumas a seguir.

Motivação e engajamento de pessoal

Como já dissemos mais cedo no texto, investir no desenvolvimento do colaborador é uma forma de reconhecer seu potencial. Quando isso acontece, já é possível notar quase que instantaneamente um aumento de engajamento das atividades e motivação das pessoas.

Pessoas que recebem este tipo de investimento sentem que a empresa a valoriza e preocupa com o seu crescimento, gerando a sensação de que deve retribuir esse esforço de alguma forma.

Desenvolvimento de novas habilidades

A educação corporativa auxilia no desenvolvimento de novas habilidades, o que é essencial para o crescimento de uma empresa.

Hoje, com as habilidades do futuro em alta, é preciso que essa cultura de desenvolvimento seja cada vez mais presente para que a organização se mantenha atualizada, com profissionais capacitados, com serviços e produtos da mais alta qualidade.

Aumento de produtividade

Um funcionário capacitado e treinado tende a ser mais produtivo. Além de obter novos conhecimentos sobre como executar suas atividades, ele se sente mais confiante para gerar novas ideias.

Com a confiança desenvolvida e a autonomia necessária, o domínio sobre as atividades serão refletidos na redução de erros, retrabalhos e no aumento da qualidade de entrega.

Retenção de talentos

O investimento na capacitação dos colaboradores também traz como vantagem a retenção de talentos.

Pessoas engajadas e motivadas, que observam o esforço da organização para o seu crescimento despertam o sentimento de pertencer e criam um vínculo mais duradouro com a organização.

Evitando assim altos índices de turnover, o que impacta em grandes economias com processos de demissão, por exemplo.

Desenvolvimento de liderança

Não só os colaboradores devem aproveitar da educação corporativa.

Com ela, inclusive, é possível também desenvolver e capacitar as lideranças da organização, oferecendo treinamentos que vão de encontro com o que a empresa busca dentro de suas estratégias.

Isso contribui para uma boa gestão de equipes e o resultado de benefícios se torna cíclico e constante.

Retorno de marca

O investimento em educação corporativa atrai a atenção dos olhares de parceiros, investidores e talentos.

A empresa é vista com bons olhos pelo mercado e ganha em valor de marca. Sua percepção melhorada dá bons pontos para trazer novos profissionais e atrair novos investimentos.

Aumento de satisfação

Tudo o que falamos até acarretará na satisfação das pessoas.

Os colaboradores estarão mais satisfeitos por serem reconhecidos e terem uma empresa parceira que aposta em suas habilidades, gestores estarão satisfeitos com o aumento da produtividade e qualidade do serviço. Além de, claro, também crescer profissionalmente.

Por fim, o ciclo de vantagens com a educação corporativa passa por esses exemplos e muitos outros benefícios.

A inovação e investimento no conhecimento e desenvolvimento profissional nunca deve ser descartado. Portanto, se você entende que a educação corporativa pode fazer a diferença no seu negócio, acesse a plataforma da Gamefic e conheça os benefícios na prática. 

Compartilhe


NEWSLETTER