escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
03 mar 2021

Franqueadoras: como impulsionar vendas com a gamificação

Antes mesmo de ser um jogo, a gamificação é sobre pessoas e aprendizados.

Afinal, as pessoas constituem a empresa e os aprendizados são aplicados em melhorias de performance, vendas e faturamento, por exemplo.

Neste caso, um dos setores que pode e deve investir em gamificação e torná-la parte essencial de suas estratégias, são as franqueadoras.

Neste texto vamos falar sobre os impactos, benefícios e como impulsionar as vendas das franquias com a gamificação.

Uma ferramenta de difusão da cultura organizacional

Antes de tudo, a gamificação é uma forte aliada da pulverização dos costumes, hábitos e crenças de uma marca.  

Isso é importante para que a essência da franquia seja mantida. Veja, por exemplo, o Outback. Independente de qual franquia você esteja, o relacionamento entre funcionários e clientes permanece inalterado.

A gamificação desenvolve e treina habilidades das pessoas para manter esse padrão de uma marca.

Isso impacta diretamente na satisfação do cliente e, consequentemente, nas vendas do negócio.

Então, como impulsionar vendas com a gamificação?

A gamificação atua em diversas frentes: da gestão ao cliente. Esse caminho, claro, passa pelo time de vendas.

Por isso é importante, primeiramente, entender o perfil dos colaboradores que fazem parte desta equipe e oferecer uma experiência que seja personalizada, motivadora e ao mesmo tempo cumpra com os objetivos e cultura da empresa.

Treinamentos

Os treinamentos fazem parte dos métodos mais utilizados dentro da gamificação.

Com a narrativa certa e uma proposta de desenvolvimento que faça sentido dentro das funções e atividades do colaborador, o treinamento é um dos caminhos que dão mais resultados na estratégia.

Os treinamentos podem ser aplicados para ensinamentos de novos procedimentos, desenvolvimento de habilidades de relacionamento, aprimoramento de técnicas, entre outras tantas funções.

Definição de metas

Jogos possuem regras, metas e objetivos.

O momento da definição de metas é fundamental para o sucesso das vendas. Metas impossíveis ou fáceis demais desmotivam o colaborador.

Por isso, usar o objetivo macro da empresa para criar metas menores, aumenta o engajamento na jornada do usuário.

Comunicação

A comunicação entre franqueadoras e franqueados deve ser muito clara. A dos franqueados para os colaboradores ainda mais.

Neste caso, a gamificação ajuda, através da sua ferramenta, centralizar a comunicação, favorece através da plataforma uma comunicação direta entre as pessoas, evitando ruídos de comunicação e dispersão das mensagens e metas da empresa.

Além do mais, gestores e equipes têm um canal direto para dialogar e oferecer feedback, fator importante para a constante melhoria de desempenho dos funcionários. 

Recompensas

O reconhecimento é parte fundamental para impulsionar vendas com a gamificação. Uma vez que os usuários completam as tarefas, a liderança deve recompensar o bom desempenho.

E vale lembrar: existem vários estímulos não financeiros que funcionam tão bem como motivadores que apenas incentivos feitos através de dinheiro.

As recompensas seguem a mesma lógica das metas: não devem ser abundantes, mas também não devem ser impossíveis de conquistar. O equilíbrio e a proporcionalidade com o tamanho do desafio é o segredo do sucesso.

Benefícios extras

O uso das práticas citadas acima, geram grandes benefícios para a franquia, que, indiretamente, impactam positivamente nas vendas.

Franqueados engajados

A gamificação é um motivador a mais para o franqueador.

Além dos resultados, a rotina dinâmica, estruturada e organizada para o crescimento e desenvolvimento são fatores de engajamento que causam resultados positivos nas ações da franquia.

Ambiente de trabalho

A prática de uma comunicação clara e centralizada, com diálogos diretos, abertos e sinceros, promovem um ambiente mais harmônico, promove o bem-estar do colaborador e ainda aumenta a sensação de pertencer.

Cria-se um ambiente cooperativo e competitivo, de forma saudável e com foco no comprometimento.

Aumento do valor de marca

As ações internas refletem na forma como o consumidor enxerga a marca, a franquia.

Neste caso, a organização, a valorização do relacionamento certamente serão notadas entre os clientes.

Fidelização do cliente

A cereja do bolo é a fidelização do cliente. Uma vez que o atendimento, relacionamento e experiência com a marca seja positivo, a chance do cliente permanecer na base e ainda indicar para novas pessoas aumenta consideravelmente.

Por isso, se você é franqueado ou franqueador, conheça na prática os benefícios da gamificação em seu negócio. Faça o teste e veja como ela pode impulsionar as vendas.

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