escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
20 abr 2021

O que é gamificação educacional e como ela pode impulsionar sua empresa

O aprendizado está muito ligado ao sucesso de uma empresa. O potencial de uma organização em oferecer capacitação e conseguir extrair ao máximo o benefício disso de seus colaboradores deve ser explorado o tanto quanto possível

Afinal, é através dos ensinamentos que as pessoas evoluem e colocam em prática todo o conteúdo em prol de sua profissão e empresa.

Sendo assim, a gamificação educacional deve ganhar cada vez mais espaço nas estratégias corporativas que buscam colaboradores mais motivados, engajados e produtivos.

Neste sentido, preparamos este texto que conta o que é a gamificação educacional e como ela pode impulsionar a sua empresa para resultados expressivos.

Afinal, o que é gamificação educacional?

A gamificação educacional, nada mais é, que o próprio nome diz, a gamificação voltada para a educação e aprendizado.

Essa vertente da gamificação utiliza de elementos dos jogos para inserir na rotina corporativa atrações para que os colaboradores engajem em assuntos importantes e pertinentes para a organização sem que isso se torne uma obrigação maçante.

Com a dinâmica lúdica, sem deixar o teor profissional de lado, os usuários da gamificação educacional tendem apresentar resultados superiores em absorção de conteúdo e assimilação dos objetivos corporativos dentro da estratégia.

Como a gamificação educacional pode impulsionar a sua empresa?

Há muitas formas que a gamificação educacional pode ajudar no seu negócio. De benefícios individuais e coletivos, os ganhos são notados com a prática constante e planejada dessa ação.

Por isso, preste atenção na lista a seguir para visualizar na sua empresa o que melhor se encaixaria e traria resultados para o seu negócio.

Facilita o aprendizado

Um dos grandes desafios dentro de uma corporação é transmitir novos conhecimentos ou processos já estruturados. Contudo, a didática não precisa ser uma pedra no sapato.

Isso porque a gamificação educacional possui dinâmica diferenciada, que permite um ensino leve, personalizável e, acima de tudo, completo. Ou seja, podendo adaptar a linguagem para a realidade do público, a assimilação do conteúdo é facilitada e a mensagem fixada por mais tempo pelo usuário.

Estimula o trabalho em equipe

A aplicação, podendo ser individual ou coletiva, permite que as pessoas interajam com mais frequência para superação dos objetivos da gamificação educacional.

Isso desperta a sensação de equipe e cooperação, assim, elevando os ganhos coletivos da organização, com times mais comprometidos em encontrar soluções para os problemas apresentados na empresa.

Promove ambiente saudável e competitivo

Ferramentas como o quizz, gera um ambiente de competição saudável dentro da empresa. Os usuários se sentem motivados a estar no topo do ranking. Sendo assim, dedicam seu tempo e atenção para aprender mais e ter resultados mais positivos dentro das atividades da plataforma.

Além disso, elementos como emblemas ou o ganho de moedas que permitem comprar acessórios para os personagens dentro da plataforma gamificada também auxiliam no clima de competição saudável, uma vez que todos querem ter os itens mais exclusivos.

Torna profissionais mais capacitados

O que foi citado até agora converge neste ponto.

Afinal, a linguagem personalizada que atrai o usuário para a plataforma permite o aprendizado facilitado. O trabalho em equipe e o ambiente competitivo motivam e engajam os colaboradores em sua jornada de novos conhecimentos.

Ou seja, com profissionais mais motivados e engajados dentro de suas atividades, a absorção de conteúdo será facilitada, aumentando o nível de capacitação dos colaboradores.

Um ganho importante para organização e para as próprias pessoas, que se sentem confiantes em executar suas atividades com autonomia e a certeza de realizar um trabalho de qualidade.

Valorização de pessoal

A gamificação educacional é uma forma de valorizar as pessoas através do aprendizado.

Dar a oportunidade de crescimento dentro da organização mostra que a empresa busca não só a mão de obra daquele profissional, como também deseja que ele cresça e transforme sua carreira lá dentro.

Isso gera engajamento, desperta a sensação de pertencer e impacta positivamente na produtividade das pessoas.

Promove melhorias de comunicação

Outro ganho importante para a empresa é na comunicação organizacional.

A gamificação educacional trabalha este aspecto através de seus conteúdos, desafios e plataforma como um todo, que estimula o diálogo entre pessoas e a comunicação em todos os níveis organizacionais.

Ou seja, é notado melhorias de comunicação entre gestores e equipes, no caso de feedbacks instantâneos, por exemplo, e uma melhor integração entre equipes, que podem conversar de forma rápida e direta através da plataforma de gamificação.

Facilitador de gestão e monitoramento

A gamificação educacional, além de oferecer todos os benefícios voltados ao aprendizado, ainda permite evolução da gestão de pessoas e facilita o monitoramento de dados importantes para a organização.

Ou seja, gestores passam a ter indicadores fundamentais de desempenho das pessoas dentro das atividades organizacionais, o que facilita a tomada de decisões para correção ou bonificação do colaborador, de acordo com as suas ações dentro da empresa.

Dê o play no aprendizado

Como vimos, a gamificação educacional pode impulsionar a sua empresa por várias vertentes. Os ganhos são comprovados em todas as esferas organizacionais e podem elevar a sua empresa e transformar a forma como as pessoas entendem o aprendizado corporativo.

Por isso, investir em uma empresa que conheça e saiba implementar a gamificação no seu negócio é fundamental para que não haja quebra de expectativas.

Sendo assim, faça o teste como a ferramenta disponível pela Gamefic. Conheça os benefícios na prática e veja como aprender pode ser mais fácil, rápido, divertido e com resultados acelerados.

Aproveite e saiba mais sobre o universo da gamificação em nosso blog

Compartilhe


NEWSLETTER