escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
01 abr 2021

Os benefícios de se criar uma cultura de serviços na sua empresa

Muito se engana quem considera que a cultura de serviços está ligada somente ao cliente.

Esta cultura transcende apenas um departamento e envolve muito mais pessoas dentro de uma organização. E a sua prática, claro, traz muitos benefícios para toda a cadeia produtiva da empresa.

A cultura de serviços é o modo de relação de servir e ser servido entre as pessoas que fazem parte do cotidiano de um colaborador.

É uma forma de tornar a empresa competitiva e agradável, tanto para colaboradores, quanto para clientes.

O que é cultura de serviços?

A cultura de uma empresa é aquela responsável por aplicar e explicar os valores, missões e crenças da organização. Além de, claro, os comportamentos e relacionamentos para a promoção de um ambiente de trabalho saudável.

Quando se fala de cultura de serviços, isso se torna ainda mais importante, até porque, essa cultura influencia diretamente as pessoas e o modo como a relação de serviços é aplicada.

Por fim, a cultura de serviços busca naturalizar e padronizar o bom atendimento, boas relações tanto para colaboradores, quanto para clientes, é um dos valores mais importantes para uma organização.

Características da cultura de serviços

Algumas características podem ser notadas dentro de uma cultura de serviços. E nós elencamos elas a seguir:

Servir: buscar estimular comportamentos de responsabilidade, iniciativa, utilidade, ajuda, tanto para colegas de equipe, quanto para clientes.

Resultados: buscar o resultado através da prestação de serviços e alcançá-los através da cooperação e bons serviços ao cliente.

Simplicidade: dar valor ao simples e necessário para execução de um bom serviço.

Empoderamento: dar autonomia para que os colaboradores possam prestar os melhores serviços, compartilhando responsabilidades e resultados.

Compartilhamento: uma relação mútua de cooperação, sem foco em métricas de ego, para que as pessoas compartilhem os benefícios entre si.

Os benefícios da cultura de serviços

Uma cultura de serviços impacta em benefícios para a empresa, em todas as esferas e camadas. Principalmente para os clientes.

Por isso, vamos citar alguns dos principais pontos para que você entenda o que a sua empresa pode ganhar com a aplicação desta cultura.

Comunicação

Uma cultura de serviços forte promove melhorias na comunicação interna. Pensando em níveis hierárquicos, diretores podem comunicar os objetivos globais da empresa, as lideranças buscam a implementação através de estratégias elaboradas e os demais colaboradores têm um maior conhecimento sobre suas funções e fluxo de trabalho.

Assim, há uma comunicação mais clara, coesa e objetiva, que permite que a prestação de serviços seja otimizada e o relacionamento entre as pessoas mais facilitado.

Organização empresarial

A boa comunicação gera resultados na organização da empresa. Os colaboradores, tendo seus papéis de atuação definidos, conseguem focar em suas tarefas e desenvolver novas habilidades que permitam a melhoria da prestação de serviços.

Além do mais, pessoas das mesmas equipes podem criar um ambiente inovador, criativo e cooperativo, ajudando com o compartilhamento de experiências e desenvolvimentos de novos métodos e soluções.

Motivação de colaboradores

Uma empresa organizada e comunicativa promove funcionários motivados e engajados em suas atividades. Neste sentido, a gamificação também pode ser uma grande aliada na manutenção da motivação, principalmente de equipes de vendas. Nós falamos mais sobre isso neste texto.

Com colaboradores cada dia mais motivados, a cultura de serviço se solidifica naturalmente.

Maior lucratividade

Colaboradores motivados elevam sua produtividade e desenvolvem diversas habilidades que contribuem para o aumento dos lucros da empresa, com custos menores de operação.

Além do mais, os índices de turnover diminuem consideravelmente, evitando gastos administrativos, podendo realocar os recursos em melhorias e desenvolvimentos da empresa. Por consequência, a boa prestação de serviços externos, gera outros novos serviços, que também contribuem para novos ganhos.

Experiência do usuário

Na cultura de serviços voltada aos clientes, é fundamental que se tenha foco total em suas necessidades para, assim, poder promover a melhor experiência de usuário.

E quanto mais a cultura for trabalhada e mais recursos inovadores aplicados nesta experiência, melhor o resultado em relação ao cliente.

Clientes fidelizados

Clientes satisfeitos com as experiências de marca tendem a ficar ainda mais próximos delas, tornando recorrente o uso dos seus produtos ou serviços.

Ainda, tendem a indicar a marca para outras pessoas, o que impacta na lucratividade e na experiência de novas pessoas.

A fidelização do cliente é uma recompensa por todos os processos implementados na cultura de serviços. Por isso, estudar a melhor maneira de utilizá-la no seu negócio é fundamental.

Uma cultura de benefícios

Pudemos ver ao decorrer do texto os benefícios que uma cultura de serviços pode oferecer para uma empresa.

Comunicação e organização que promovem motivação e lucros para a empresa. Por fim, clientes mais satisfeitos e fidelizados com o seu negócio.

Conheça como as soluções da Gamefic podem ajudar a criar e fortalecer a cultura de serviços na sua empresa.

                                                           

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