escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
10 fev 2021

Por que escolher boas ferramentas tecnológicas pode mudar o engajamento da sua equipe?

O avanço tecnológico está em um ritmo frenético. Todos os dias surgem novas tecnologias, processos e melhorias.

Por isso, empresas que conseguem escolher a ferramenta certa e ter boa adaptação ao seu uso, acabam ganhando benefícios como o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores.

Neste caso, é preciso estar atento a tudo o que acontece, fazer testes e não ter medo de investir em alguma ferramenta tecnológica que pode transformar os resultados da organização.

No seu trabalho, existe uma ferramenta tecnológica que motiva e engaja as pessoas? Conte pra gente ao final deste texto.

Por que manter equipes engajadas?

Manter uma equipe engajada é necessário e faz bem tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Investir em ferramentas tecnológicas para engajar pode transformar a rotina das pessoas, que se sentirão mais produtivas.

O engajamento afeta diretamente no bem-estar do colaborador, na forma como ele encara os desafios propostos e a motivação dele no dia a dia de trabalho.

Pessoas engajadas tendem a ser mais proativas, buscam mais conhecimento e consequentemente apresentam novas formas de resolver um mesmo problema, ou seja, desenvolvem a criatividade.

Para a empresa, os benefícios são ter times mais concentrados, comprometidos e de prontidão para executar tarefas.

Sendo assim, a qualidade de entrega de produtos e serviços aumenta. E como se trata de uma cadeia produtiva, a satisfação do cliente também.

Viu só como o investimento no engajamento das pessoas tem impactos profundos no sistema todo?

A ferramenta certa faz toda diferença

Contudo, não basta simplesmente escolher uma ferramenta sem qualquer conhecimento prévio do que ela entrega e dos seus benefícios.

É preciso pesquisar a fundo tudo o que uma ferramenta tecnológica tem a oferecer ao negócio e se isso faz sentido para o perfil e para os processos de trabalho.

Afinal, não adianta culpar as pessoas por uma ferramenta que não está dentro da realidade do trabalho delas.

Ou seja, é preciso antes de tudo, fazer uma análise interna e entender qual situação a ferramenta tecnológica deverá solucionar.

O que considerar na hora de investir em uma ferramenta tecnológica?

Vale ressaltar: não basta contratar uma ferramenta e esperar que a equipe fique engajada da noite pro dia. 

Por isso, veja essa lista de itens importantes a considerar antes de investir.

  • Testes: realize testes gratuitos das ferramentas antes de contratá-las definitivamente.
  • Custo-benefício: veja a lista de benefícios e o quanto isso pode engajar a sua equipe e compare com o preço da ferramenta.
  • Peça opinião aos colaboradores: se são eles que deverão ser impactados, nada mais justo que ter a opinião deles sobre a ferramenta tecnológica que mais faça sentido no dia a dia.
  • Suporte técnico: ter uma equipe de suporte para tirar dúvidas ou resolver algumas situações de entraves é fundamental. Analisar as ferramentas tecnológicas que oferecem este tipo de serviço é ainda mais importante.
  • Versatilidade: a opção por uma ferramenta tecnológica que impacte vários pontos de desenvolvimento do colaborador deve estar um degrau acima na hora da escolha. Hoje, existem várias que atuam em várias frentes, oferecendo resultados incríveis.

Gamificação: solução para gestão e engajamento

A Gamefic, através da gamificação, oferece uma ferramenta tecnológica capaz de atuar em várias frentes em uma empresa.

Os benefícios da gamificação podem ser sentidos rapidamente através de indicadores gerados pela plataforma e mensuração de resultados fica ainda mais facilitada com dados constantes.

E se você ainda não conhece muito do universo gamificado ou por onde começar a implementar na empresa, a gente conta pra você neste texto aqui.

Benefícios para o colaborador

Os jogos corporativos têm a capacidade de entreter, engajar, motivar, ensinar, treinar e comunicar.

A dinâmica da gamificação ainda promove um ambiente de trabalho competitivo, saudável, comprometido e cúmplice. Ou seja, as pessoas produzem e se ajudam a crescer.

Ainda, a gamificação é uma ótima ferramenta tecnológica que desperta sensações positivas no colaborador.

Ao ver o investimento em seu desenvolvimento profissional e nos esforços da empresa para criar um ambiente favorável para um trabalho justo e saudável, o colaborador desperta o sentimento de pertencer, além de naturalmente se tornar mais produtivo e engajado com as propostas da empresa.

Benefícios para a empresa

Investir em gamificação é ter uma ferramenta tecnológica capaz de melhorar a gestão, difundir a cultura organizacional e desenvolver equipes.

Com ela, é possível organizar melhor os trabalhos, atividades e pautas. Com isso, aumenta-se a eficiência da liderança, que é vista com bons olhos pela diretoria e colaboradores, ocasionando outro benefício: melhoria de relacionamento.

A plataforma gera indicadores constantes de desempenho, assim é possível entender os pontos de melhora entre as equipes, e praticar melhorias através do feedback.

Sem contar o salto na qualidade da comunicação que a ferramenta oferece. Ruídos diminuem e os erros, por consequência, também.

E aí, viu só como a ferramenta tecnológica certa pode causar grandes mudanças positivas dentro de equipes e na organização como um todo?

Então, faça o teste da ferramenta da Gamefic e comprove com dados que essa é uma oportunidade real de engajar equipes. 

Compartilhe


NEWSLETTER