escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
09 mar 2021

Porque incluir a gamificação na sua estratégia de vendas

A jornada de compras do consumidor vem evoluindo gradativamente.

Surgiram novos métodos de busca por produtos, comparativos de preços e até mesmo a possibilidade de comprar boa parte do que é vendido no mundo com apenas um clique.

Isso acendeu a luz de atenção das empresas que possuem times de vendas. Afinal, é preciso reagir para manter a fidelidade dos seus clientes através de uma experiência de compra personalizada e humana.

Neste sentido, a gamificação trouxe ganhos importantes e desenvolvimentos necessários para a estratégia de vendas.

Aqui, vamos entender como é possível inovar com os jogos corporativos e os benefícios que a implementação da gamificação traz para a empresa.

Vire o jogo, venda mais e fidelize clientes

Como foi dito no início do texto, as empresas voltadas para vendas tiveram que acompanhar a evolução da jornada de compra do consumidor. Até porque, caso contrário, estariam fadadas ao fechamento.

Os recursos da gamificação trazem ganhos fundamentais em questão de desenvolvimento de novas habilidades de vendas, relacionamento e comunicação, por exemplo. Itens fundamentais para fazer uma boa negociação com o cliente.

Além do mais, a implementação da gamificação ainda promove melhorias internas, uma vez que ambientes de vendas tendem a ser carregados por pressão e cobranças, a leveza e melhoria de convivência é um fator de destaque nesta estratégia de vendas.

Gamificação: inovação na estratégia de vendas.

É muito difícil acompanhar no mesmo passo a evolução das coisas. O mundo está em ritmo acelerado e milhares de novidades surgem a cada dia.

Contudo, é fundamental que, ao menos, haja um esforço da empresa de implementar essas novidades em sua estratégia de vendas, gradativamente.

A gamificação, por exemplo, já é consolidada e comprovada como eficaz para melhorias de time de vendas, por exemplo. Inúmeros cases de sucesso podem ser encontrados em uma pesquisa rápida.

Por isso, vamos falar agora sobre os principais impactos da implementação da gamificação em uma estratégia de vendas.

Inovação tecnológica

O primeiro impacto é levar novas tecnologias e recursos para a sua equipe. Essa implementação é necessária para despertar novos interesses nas equipes de vendas. O processo de conhecer a nova tecnologia é um deles, por exemplo.

Inovar dentro das equipes, aumenta o engajamento e despertam o sentimento de fazer parte de uma empresa que está preocupada em acompanhar a evolução do mundo, de estar um passo à frente ou em condições de competir em igualdade com seus concorrentes.

Treinamentos personalizados

A gamificação tem versatilidade de gerar conteúdos personalizados. Ou seja, é possível criar treinamentos específicos para cada tipo de operação de vendas. Isso interfere diretamente no relacionamento com o cliente, abordagens e processos de argumentação.

Além de que, os elementos da gamificação tornam o treinamento mais atrativo, divertido e consegue fixar a mensagem na cabeça do colaborador por muito mais tempo.

Desenvolvimentos de soft skills

Dentro da estratégia de vendas, deve estar o desenvolvimento de soft skills dos colaboradores.

São essas habilidades que vão dar desenvoltura e confiança para o vendedor realizar cada vez mais, melhores negócios.

As soft skills são habilidades como empatia, comunicação, inteligência emocional e colaboração, por exemplo. Competências fundamentais para o desenvolvimento de excelentes profissionais de uma equipe de vendas.

Autonomia

Todo esse processo de desenvolvimento profissional gera confiança e segurança para o profissional. Desta forma, as pessoas da equipe de vendas se sentirão confortáveis em ter autonomia para resolver situações complexas.

Isso gera economia de tempo em relação a alguns processos burocráticos, aumenta a reputação da equipe de vendas e a satisfação do cliente por estar sendo tratado por profissionais competentes que conseguem facilitar a resolução de situações de vendas.

Motivação, engajamento e produtividade

As consequências dos itens citados, são o aumento da motivação da equipe por estar em uma empresa que inova seus processos e busca melhorias, o engajamento em treinamentos e atividades sugeridas pela liderança e o aumento da produtividade no trabalho, o que reflete positivamente também, na lucratividade da empresa.

Igualdade de oportunidades

Por fim, e não menos importante, a igualdade de oportunidades é um dos destaques da gamificação na estratégia de vendas.

Os jogos corporativos são democráticos e dão as mesmas oportunidades para o usuário. Desta forma, todos podem se destacar em suas funções e crescer profissionalmente sem que haja conflitos internos entre as pessoas.

Uma estratégia de vendas e muitos outros benefícios

A implementação da gamificação na estratégia de vendas impacta diretamente no ambiente, nas pessoas e nos resultados.

Por isso, se você tem dúvidas de como implementar a gamificação no seu negócio, recomendamos a leitura deste texto.

Além disso, é possível citar outros benefícios que serão notados na organização:

  • Competitividade saudável
  • Ambiente cooperativo
  • Melhoria de gestão
  • Otimização do relacionamento entre líderes e equipe
  • Comunicação centralizada
  • Propósitos e objetivos claros e bem definidos
  • Ambiente de trabalho saudável
  • Bem-estar do colaborador
  • Sentimento de pertencimento
  • Estímulo para o crescimento
  • Retenção de talentos

Sendo assim, se a gamificação ainda não faz parte da sua estratégia de vendas, faça o teste gratuito das soluções da Gamefic e veja os impactos positivos que os jogos corporativos têm a oferecer para o seu time de vendas e os seus clientes. 

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