escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
13 abr 2021

Qual é o objetivo da gamificação?

A gamificação é uma ferramenta versátil dentro das estratégias de organizações.

Suas diversas funcionalidades também acarretam em diversos objetivos. Com tantas vertentes possíveis de trabalho e exploração, o uso da gamificação se torna cada vez mais importante na construção de uma cultura organizacional forte e no desenvolvimento da empresa e dos colaboradores.

Então, entender o objetivo da gamificação é o primeiro passo para que a estratégia faça o sucesso imaginado na organização.

E é sobre isso que vamos falar hoje.

Então, vamos do princípio: a gamificação

A gamificação é um formato lúdico que transfere características presentes nos jogos para o cotidiano empresarial. Ou seja, é o uso de elementos das plataformas de entretenimento implementadas nas estratégias organizacionais a fim de ganhos de desempenho e produtividade, por exemplo.

O uso da gamificação em si, se dá muito pela crescente do uso dos smartphones e o interesse pela tecnologia. Afinal, é quase que natural que alguém próximo de você esteja usando o celular neste exato momento para jogar.

Neste sentido, foi observado que a retenção de atenção das pessoas enquanto estão envolvidas com jogos é muito grande. Por isso, a implementação de elementos gamificados na rotina dos colaboradores foi feita pensando na obtenção de resultados semelhantes.

Todo mundo sai vencedor

A gamificação implica em desenvolvimentos e evoluções mútuas entre empresa e colaboradores.

Enquanto que as equipes passam a contar com uma ferramenta capaz de ensinar e capacitar de forma dinâmica e muito mais produtiva, as empresas ganham com colaboradores engajados, motivados e que geram mais soluções para a empresa.

Além do mais, a promoção de um espaço inovador, criativo, que impulsiona e fomenta novas tecnologias, tende a gerar resultados ainda melhores para as organizações, com melhoria de gestão, clima e do negócio como um todo. 

Direto ao ponto: o objetivo da gamificação

Nós já temos uma base do que é a gamificação e os caminhos pelos quais ela percorre dentro da organização, certo?

Agora, vamos citar o objetivo da gamificação em cada um desses caminhos, para que você entenda, de uma vez por todas, os mais diversos benefícios que a implementação desta estratégia no seu negócio podem apresentar resultados expressivos.

Produtividade

Ter times produtivos é o desejo de todo gestor. A gamificação contribui para este objetivo. O estímulo de um ambiente inovador e criativo permite que as pessoas participem mais.

Além do mais, a gamificação trabalha a autonomia das pessoas, o que faz com que as pessoas se sintam valorizadas dentro do ambiente de trabalho, fazendo com que elas sejam cada vez mais empenhadas, e por consequência, produtivas.

Engajamento

Os elementos dos jogos inseridos no cotidiano da empresa, combinado com a nova dinâmica de trabalho, com abordagens mais simples, diretas e lúdicas, geram maior engajamento por parte dos colaboradores.

Este é um objetivo da gamificação que auxilia na melhora de performance e participação das pessoas na rotina organizacional. Ótimo para empresas que buscam integrar equipes e gerar bons relacionamentos entre as pessoas.

Relacionamento

Outro objetivo da gamificação é a melhoria de relacionamentos dentro das equipes.

A ferramenta permite contato direto e constante entre as pessoas de uma equipe, bem como com gestores e liderança.

Desta forma, é mais fácil que se crie interações, diálogos, promovendo um maior conhecimento entre as pessoas da empresa e melhorando consideravelmente a relação entre elas. 

Estímulo de ambiente competitivo

A gamificação propõe um ambiente inovador e que estimula as pessoas a pensar diferente, buscar novas soluções.

Isso gera um ambiente de competição saudável e é ótimo para a empresa. Uma vez que as pessoas estejam engajadas e motivadas em encontrar novas soluções, a organização ganha com proatividade e equipes, além de competitivas, cooperativas.

Desenvolvimento de habilidades

Se o objetivo da gamificação estiver voltado para a capacitação, a ferramenta faz o trabalho de forma exemplar.

Através dos jogos corporativos, as pessoas passam a aprender mais, estudar mais, entender novos processos e desenvolver novas habilidades, por exemplo.

Isso é fundamental para as empresas, que conseguem manter um quadro de colaboradores motivados, engajados e capacitados, o que gera qualidade de serviço e lucratividade para a organização. 

Dê o play no seu objetivo

O objetivo da gamificação pode ser dividido em muitos benefícios para a organização, como pudemos ver.

O importante é entender qual ganho a organização quer dentro de suas estratégias para implementar de forma correta a gamificação.

Por isso, convidamos você para conhecer a ferramenta da Gamefic e testar na prática tudo o que o seu negócio pode ganhar com a gamificação a partir de agora. 

Compartilhe


NEWSLETTER