escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
21 abr 2021

Tecnologias para RH: porque adotar imediatamente

A revolução tecnológica altera o mercado constantemente. Empresas buscam se adaptar às mudanças praticamente diárias que as novas tecnologias impactam em processos e em como negócios são feitos pelo mundo.

Para o setor de RH não é diferente esta realidade. Na verdade, ela é, por vezes, negligenciada. Contudo, já é observada a necessidade da aplicação das novas tecnologias para RH. Afinal, a companhia toda deve caminhar no mesmo passo e sintonia.

Até porque, o departamento de gestão de pessoas assume cada vez mais um papel estratégico dentro da organização. Para isso, é preciso estar conectado com o que há de mais moderno para uma boa execução de tarefas.

Por isso, vamos falar da importância da adoção de tecnologias para RH e porque isso afeta tanto uma empresa.

A relação RH e tecnologia

O RH sempre foi conhecido por ser o setor burocrático de uma empresa. E por muitas vezes isso tirou o protagonismo e mascarou a importância do departamento.

Contudo, a inserção das tecnologias para RH mudou o cenário. Deu mais autonomia para que os profissionais assumissem seus papéis estratégicos na empresa e diminuiu processos burocráticos que puderam ser automatizados com o tempo.

Assim, as tecnologias permitiram que o RH, enfim, pudesse atuar diretamente e estrategicamente para os objetivos do negócio.

Os benefícios de aderir às tecnologias para RH

As tecnologias para RH trouxeram benefícios incalculáveis de tempo, produtividade e gestão para os profissionais e para as empresas.

Dos principais benefícios da implantação das tecnologias, podemos citar:

Automatização de tarefas: processos burocráticos, por exemplo, deixam de ocupar um tempo valioso do profissional. Isso ainda auxilia na diminuição de erros comuns ocasionados em tarefas manuais.

Aceleração de processos: as tecnologias permitem processos mais rápidos, ágeis e precisos. Isso aumenta a produtividade e qualidade do trabalho.

Mensuração de resultados: as ferramentas de tecnologia para RH fornecem informações importantes para tomada de decisões em relação aos colaboradores e atividades estratégicas da empresa. Sendo assim, os indicadores gerados são fundamentais para o novo formato de RH focado na gestão.

Redução de custos: atividades que passam a ser automatizadas diminuem custos de operação, dando mais tempo para que os profissionais invistam em outras tarefas que também contribuam novas reduções para a organização.

Onde aplicar as novas tecnologias para RH

O setor de RH realiza várias atividades dentro da organização. Por isso, as tecnologias podem ser extremamente úteis em várias frentes: do recrutamento ao treinamento corporativo.

Gestão de pessoas e carreiras: softwares são capazes de otimizar a gestão de talentos, melhorar a comunicação com colaboradores e auxiliar no planejamento digital na gestão de carreiras do pessoal.

Gestão financeira: sistemas completos auxiliam na folha de pagamentos, benefícios e ainda podem ajudar na organização da política de salários, por exemplo.

Aquisição de talentos: há várias novas formas de se relacionar com candidatos e ser mais assertivo na escolha da pessoa certa através da tecnologia e de forma inteligente.

Cultura organizacional: a tecnologia é um braço direito na pulverização da cultura organizacional. Com as plataformas corretas é possível difundir mais os propósitos da empresa e tornar as pessoas mais engajadas.

Esses são apenas alguns exemplos de como as tecnologias para RH são úteis em várias frentes e podem contribuir com saltos importantes de qualidade em todas as tarefas da gestão de pessoas.

Tendências de tecnologias para RH

Neste ponto, já deve ter ficado claro que as tecnologias para RH são essenciais para o desenvolvimento do setor, dos profissionais e da empresa como um todo.

Então, vamos listar agora algumas das principais tecnologias que vêm sendo aplicadas na gestão de pessoas para promover esta revolução.

Soluções na nuvem

A migração para uma gestão em ambiente completamente on-line permite acesso remoto e instantâneo dos profissionais de RH.

Isso, além de reduzir custos com infraestrutura, permite a integração de dados em alta velocidade e melhora a gestão de dados e processamento de informações. O uso da nuvem, por fim, agiliza a rotina e otimiza os processos das operações do setor de RH.

Softwares de recrutamento

A inteligência artificial é uma grande aliada nas melhorias de recrutamento e seleção, tornando processos mais ágeis e precisos.

Os sistemas conseguem fazer uma varredura inteligente de profissionais através do cruzamento de competências e características que atendam aos requisitos da vaga. Também é possível monitorar e prever o comportamento dos candidatos, além de promover a automatização dos agendamentos de entrevistas e mensagens para os participantes do processo seletivo.

Um facilitador e tanto para profissionais que passam o dia todo em busca do candidato perfeito.

RH Analytics

A análise de dados facilita a tomada de decisão e colabora para que o RH atue de forma estratégica dentro da organização.

Com dados em mãos, o profissional consegue entender processos e acontecimentos na empresa de forma mais clara, por exemplo, os resultados financeiros da empresa, índices de turnover e relacionamento das pessoas e engajamento com a cultura da empresa.

Essa gestão estratégica permite que o profissional de RH trabalhe em ações voltadas para que esses indicadores estejam sempre dentro das expectativas organizacionais, aumentando a performance de pessoas e explorando todas as oportunidades de melhorias de custos e lucratividade.

Gamificação

A gamificação é uma forte aliada do RH, principalmente em frentes de capacitação de pessoas, gestão de informações, feedbacks e promoção de melhorias na comunicação interna.

A plataforma de gamificação auxilia no aumento de engajamento e produtividade do pessoal, além de gerar informações e relatórios parametrizados e praticamente instantâneos para monitoramento do desempenho e motivação das pessoas.

Pensando em gestão de pessoas, a gamificação é uma importante ferramenta capaz de andar lado a lado na conquista dos objetivos organizacionais, gerando informações fundamentais para a tomada de decisão dos profissionais de RH.

Comece a revolução tecnológica no RH da sua empresa

Pudemos ver que a tecnologia para RH está disponível e tem muito a contribuir para o desenvolvimento não só do setor, como da organização como um todo.

Deixar um departamento para trás na era de informação e inovação é ancorar a empresa e perder grandes oportunidades.

Por isso, conheça as soluções da Gamefic para dar o play que faltava na revolução tecnológica da sua empresa.  

Compartilhe


NEWSLETTER