escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
02 mar 2021

Tendências dos treinamentos corporativos para 2021

O ano está só começando. Por isso, empresas que buscam a retomada das atividades e a evolução do seu negócio, devem investir nos treinamentos corporativos.

Além de capacitar o pessoal, os treinamentos corporativos são excelentes para a evolução e consolidação de bons resultados.

Afinal, quanto mais capacitada for a equipe, maior será a qualidade de entrega e, por consequência, melhores os indicadores finais.

Então, separamos algumas das tendências que devem despontar em 2021 no que se refere aos treinamentos corporativos.

Evolução dos treinamentos

A revolução que vivemos no mercado exige mudanças e adaptações das organizações.

Os treinamentos corporativos não são exceção sobre o assunto.

O avanço da tecnologia, o aumento da carga de trabalho e a exigência de novas competências para os profissionais fizeram com que as empresas tivessem que remodelar a testar novos formatos de treinamentos.

Hoje, eles precisam ser mais objetivos, dinâmicos e oferecer um propósito claro para quem o faz.

Por isso, recomendamos a leitura deste texto, que fala sobre como aproveitar a tecnologia a favor da empresa nos treinamentos corporativos.

Tendências de treinamentos corporativos para 2021

Novos métodos e práticas surgem constantemente. O leque de opções de formas de capacitar as pessoas cresce a cada dia.

Neste caso, é preciso que seja estudada a forma mais eficaz para o público da empresa. Caso contrário, os efeitos podem ser totalmente distintos dos imaginados.

Então, vamos para a lista das tendências que devem estar presentes entre os treinamentos.

E- Learning

Principalmente durante o período de pandemia, o ensino à distância ganhou força. Seus recursos interativos foram explorados para captar a atenção do usuário e fixar a mensagem com mais facilidade.

A evolução do e-learning tirou todas as dúvidas e incertezas como um método confiável de treinamento e cada vez mais organizações se tornaram adeptas.

Um investimento certeiro, que pode atingir uma quantidade superior de colaboradores através da dinâmica do ensino à distância.

Microlearning

Existe uma sensação comum de que a cada dia temos menos tempo para executar as atividades do dia a dia.

Isso reflete diretamente nos treinamentos corporativos. Afinal, o profissional usa o seu tempo para entregar as atividades programadas, sobrando muito pouco, ou quase nada, de momentos livres para se capacitar.

Neste sentido, o microlearning é uma forma de treinar por meio de conteúdos curtos, que se encaixam na disponibilidade de tempo do colaborador.

Desta forma, é possível dar um passo de cada vez, evoluindo a cada dia, no tempo possível.

Este podcast do Café com RH exemplifica mais o microlearning. Confira.

Blended Learning

Este modelo é conhecido como semipresencial.

Ou seja, parte do processo de treinamento é feito de forma remota, e uma pequena parcela presencial.

O Blended Learning permite o encontro dos participantes do treinamento para troca de experiências, discussões, debates e/ou avaliações. Desta forma, cria-se um novo espaço de mensuração do engajamento dos colaboradores.

A ideia do Blended Learning também é que a maior parte do treinamento seja remoto sem deixar que existam momentos de interação física dos participantes.

Realidade Virtual

A realidade virtual é um excelente treinamento imersivo para o colaborador.

Através dele é possível simular situações do cotidiano e exemplificar de forma ainda mais didática os objetivos do treinamento.

Além de que, esta tecnologia aumenta o engajamento e motivação dos colaboradores, que conseguem assimilar melhor o conteúdo para colocar em prática no dia a dia corporativo.

Gamificação

A gamificação vem sendo muito utilizada e recomendada para treinar equipes.

Afinal, sua dinâmica em treinamentos permite uma compreensão rápida do conteúdo. Isso porque, o ser humano, em sua maioria, é muito ligado a jogos.

Essa associação do lúdico com as necessidades da organização tem como resultados colaboradores mais engajados e motivados.

Da mesma forma que o e-learning, a gamificação é muito versátil, não só por poder ser aplicada remotamente, como ser totalmente personalizável em sua estrutura.

O bônus ainda fica pelos mecanismos de recompensas e feedbacks, que criam incentivos naturais para que o usuário avance na sua jornada, melhorando o seu aprendizado.

Dê o play na capacitação profissional

Os treinamentos corporativos já são reconhecidos como necessários para a evolução do negócio.

No entanto, as empresas ainda precisam ficar de olho em novas tecnologias, processos e métodos que possam entregar resultados cada vez melhores.

Afinal, o ritmo acelerado de mudanças e inovações pedem treinamentos constantes e cada vez mais eficientes.

Neste sentido, experimente os benefícios dos treinamentos corporativos com a solução da Gamefic.

Para saber mais sobre o universo da gamificação, acesse nosso blog.

Este é o ano da evolução, capacitação e bons resultados. 

Compartilhe


NEWSLETTER